gallery/arvore

CTT - Curso de marcenaria

CTT : 30 anos

1987/2017

gallery/fotoscelularoficina 208-1
gallery/coluna
gallery/coluna

Madeira sólida

É a denominação da madeira obtida diretamente das arvores mediante a operaçaõ de desdobro, sem processamento industrial.

 

A árvore é uma estrutura viva e é a maior representante do mundo vegetal. Fixa ao solo, dele extrai a água e os nutrientes necessários a sua vida e crescimento, contribuindo sobremaneira para a diminuição da poluição atmosférica pelo consumo de monóxido de carbono e liberação de oxigênio decorrentes do processo de fotossíntese que ocorre em suas folhas.


A presença da árvore é essencial à vida na terra pois contribui para a retenção da água no solo e diminui o impacto da chuva pelo amortecimento que ocorre nas folhas e galhos, diminuindo a erosão e o arraste de humus pela água.

Não menos importante é sua sombra que reduz a temperatura no solo impedindo seu ressecamento e esfarelamento eliminando assim a erosão causada pelo vento e possibilitando o desenvolvimento de inúmeras formas de vida animal e vegetal essenciais à manutenção do equilíbrio ecológico.

O porte monumental de algumas espécies como o pinho, a castanha-do-pará, o jequitibá e o ipê, entre outros, dão mostra da força da natureza e induz ao recolhimento interior, transmitindo uma agradável sensação de paz profunda que eleva o nosso espírito e nos faz lembrar de nossa responsabilidade para que seja feita uma exploração racional dos recursos das florestas, reflorestando não somente com espécies de crescimento rápido e elevado valor econômico mas também com todas as espécies naturais de cada região a fim de que seja mantido o equilíbrio ecológico.

gallery/img_1059-1